O Hermitage Rouge Monier do Sizerrane é um assemblage de Bessards, Meal e Greffieux. "Liderando os vinhos de Hermitage, o Hermitage Monier de la Sizeranne 2014 ostenta uma profunda cor rubi / roxo para acompanhar notas impressionantes de groselha negra, cassis, carvão e azeitonas. Médio a encorpado, tem excelente riqueza e profundidade, doce tanino e um charmoso estilo avant-gardiste". Robert PARKER - 92/100
Esta cuvée é uma seleção exclusivamente da parcela "Les Grandes Vignes" localizada no cume do Hermitage a uma altitude de aproximadamente 325 m. Verdadeiro anfiteatro de socalcos em semicírculos, este lote está orientado maioritariamente a sul. Em anos bons, a produção é limitada a cerca de 1.800/2.000 garrafas. O vinho é feito com 100% de uvas Syrah. Depois de esvaziado, o vinho é trasfegado e entonado. A fermentação maloláctica decorre em barricas, nas quais se seguirá, sob rigoroso acompanhamento, estágio durante cerca de 20 meses. De forma a preservar toda a personalidade, requinte e subtileza do vinho, apenas são selecionados grãos finos e extrafinos em termos de madeira. Pelas mesmas razões, a percentagem de barricas novas está limitada a 30% ou 40%.
Esta cuvée vem da mistura de três seguintes terroirs: L'Ermite, le Sabot e o prestigioso terroir de Bessards. Os vinhos são envelhecidos em barricas de carvalho. O carácter amadeirado resulta de uma dosagem precisa e variável entre barricas novas e barricas de um só vinho, que se adapta às características tânicas e gustativas de cada colheita. Aos olhos, a cor é de um vermelho escuro brilhante e profundo. No nariz, o Hermitage "Domaine des Tourettes" expressa-se com potência e complexidade num registo de frutos pretos, especiarias e couro. Na boca, firme mas sedoso, tem uma estrutura tânica apertada que é a imagem de marca dos melhores grandes vinhos de guarda.