Nem só de vinhas centenárias com mais de vinte diferentes castas se faz um Vinho do Joa. São os Invernos rigorosos e o sol impiedoso do Alto Transmontano que, sem darem tréguas à terra, a obrigam a libertar do xisto o melhor que têm para oferecer às nossas uvas. Das uvas ao único vinho produzido nesta região vai a distância entre a tradição e a inovação. Entre o saber de gerações e as melhores práticas enológicas de última geração. Entre o futuro e a memória preservada nas gentes da Aldeia de Parada: coração, berço e alma da Casa do Joa. É por tudo isto que um vinho do JOA é muito mais do que um vinho. É memória viva desta terra e uma genuína declaração do nosso Amor ao Alto.
VITICULTURA
- Vinhas centenárias de pé franco a 800 m de altitude, sobre solos de xisto e grandes amplitudes térmicas durante a fase de maturação
VINIFICAÇÃO
- Seleção de cerca de 20 castas diferentes
- Esmagamento suave das uvas
- Pré-maceração e maceração pelicular
- Fermentação espontânea com leveduras indígenas
- Fermentação em lagares de 1000 litros com pisa a pé
- Estágio de 28 meses em barricas usadas de carvalho francês
NOTAS DE PROVA
O ALTO DO JOA é um vinho tinto de altitude, tipicamente reserva, autêntico e único, respeitando o seu Terroir, oferecendo um aroma complexo e um bouquet atrativo.
O sabor que se revela é seco, suave, fresco e persistente, com uma acidez bem presente, posicionando-o como um vinho de guarda com excelente evolução em garrafa, bem como um vinho gastronómico, acompanhando muito bem charcutaria, sardinhas, cabrito e outros pratos condimentados.
Deve ser consumido entre os 14ºC e os 16ºC
É um vinho original que proporciona uma experiência de prova muito diferente dos vinhos normais do mercado