Plantado com Sauvignon, esta cuvée é produzida com videiras de 35 a 50 anos de idade em encostas muito íngremes de natureza calcária e argila chamada Terres Blanches (terroir das marmotas Kimmeridgianas). Um cuidadoso envelhecimento em barricas deu origem a este vinho com aromas a frutos vermelhos e pretos harmoniosamente misturados com nuances de chocolate. Encontramos as notas amadeiradas (toque de torrefação) bem casadas com a fruta em uma boca elegante, bem estruturada por taninos firmes.
A diferença de caráter e tipicidade do vinho é feita pela idade das vinhas, pelos porta-enxertos antigos e pelo mono terroir (terra branca).
Após a prensagem das uvas a baixa pressão, os sucos são deixados em repouso por 24 a 48 horas.
Este vinho branco é vinificado em tanques de aço inoxidável termorregulados (14-18 ° C).
Antes e durante a fermentação alcoólica, nossos vinhos são analisados para otimizar a vinificação.
Esta cuvée é envelhecida em borras finas por 12 a 18 meses com várias cervejas dessas borras, a fim de proporcionar a maior riqueza e requinte possível, limitando a ingestão de sulfitos.
Nosso Sancerre branco não está preso, é simplesmente bentonita em dose real para estabilizá-lo da quebra de proteínas, no frio e filtrado antes do engarrafamento.
É frutado e redondo, com um bom final de boca marcado pelo terroir.
É intenso, complexo, com uma agradável plenitude na boca, com um acabamento mineral muito fresco.
Casta: sauvignon
Terroir : argila-calcário, Kimmeridgianas
Maturidade: 2 a 6 anos
Cor : amarelo e brilhante
Nariz : aromas florais e minerais
Boca : complexo, mineral, com boa persistência e subtileza.
Servir a 10 °C
Guarda : 5 - 8 anos
Acompanhamento : carnes brancas, peixe em molho, foie gras e queijo (crottin de chavignol).